quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Marrocos central I

E no dia 13 de Janeiro lá segui para Marraquexe. Comboio até ao Porto e depois metro direto para as instalações do Aeroporto (uma comodidade que Lisboa não tem nem provavelmente nunca terá).

Só uma nota: a viagem Porto-Marraquexe demora menos tempo que o percurso de comboio Porto-Entroncamento (mesmo num comboio rápido) e custa poucas dezenas de euros mais (e bem pesquisado até pode ser mais barata)!!!


Chegada a Marraquexe durante tarde. Calor e Sol a distribuir por todos os turistas no norte da Europa ávidos por umas radiações UV aconchegadoras.
Plano definido e cumprido: primeiro dia, de chegada, serviu para ambientação e recordação dos ex-líbris da cidade; segundo dia, visita a Agadir, aproveitando a viagem para apreciar a variabilidade da paisagem, orografia e vegetação; terceiro dia, perdi-me pelos meandros da Medina de Essaouira, antiga Mogador; quarto e penúltimo dia, percurso até Ouarzazate, passando pelo Alto Atlas e AIT Benadour; último dia para preparação do regresso porque o avião partiu no início da tarde.

Marrocos central II

 




Agadir é sem dúvida a cidade mais europeia de Marrocos, principalmente na faixa junto ao mar. Após um forte sismo que a arrasou em 1960, houve oportunidade para se efetuarem todas as possíveis asneiras urbanísticas.




De qualquer forma, passar pela praia num dia de Janeiro, com cerca de 28-30ºC, a cerca de 1000km a sul de Lisboa, não é de desprezar.
Quem quiser aceder ao genuíno Marrocos, fuja desta cidade. O mesmo não direi aos amadores da praia em meses de Inverno.
A viagem de Marraquexe fez-se em cerca de 3 horas num autocarro da SupraTours, uma empresa subsidiária dos Caminhos de Ferro Marroquinos, por aproximadamente 7 euros.

Marrocos central III

 



No terceiro dia avancei para aquilo que pensei ser a Nazaré de Marrocos. Essaouira, Mas não, como poderão ver pelas seguintes fotos.








Uma cidade muito agradável que mantém uma interessante harmonia entre o porto e a zona urbana cercada por muralhas de várias épocas históricas. As ilhas de Mogador e vizinhas estão sempre presentes em qualquer visita pelo limite costeiro da cidade. O local ideal para se adquirirem recordações, particularmente o artesanato em madeira de Tuya e outras espécies. Apreciem a luz do final do dia sentados numa das esplanadas da praça principal. Relaxante.






A camioneta de Marraquexe é também o meio mais acessível (tempo e custo) para chegar a esta cidade costeira a menos de 200km de distância.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novamente Marrocos

 Partida para Marraquexe e arredores em contagem decrescente!! :-)


230euros incluindo voo Porto-Marraquexe e volta, hotel com meia pensão, durante 5 noites, não parece desproporcionado.😁

Curiosidade: o voo Porto-Marraquexe e volta foi mais barato que a viagem de comboio Entroncamento-Porto e volta.  🤔

Sem a confusão da época estival vai certamente haver uma maior possibilidade de visitar a cidade, Ouarzazate, o famoso kashba Ait Ben Haddou, Agadir e Essaouira. A ver vamos se há oportunidade para tudo.




terça-feira, 16 de novembro de 2010

Viagem ao interior de Angola - Malanje 1


Apareceu um fim-de-semana prolongado. Quinta-feira, dia 11 de Novembro, dia da Independência de Angola, e a sexta-feira seguinte com tolerância de ponto. As aulas terminaram na quarta e retomaram somente na segunda.


Programa definido: visita à província de Malanje e a alguns locais de referência. O coordenador não nos deixou deslocar sozinhos com o motorista do Ministério, determinando a participação compulsiva do respetivo comandante provincial. Reservamos dois dias, com partida na sexta e regresso no sábado. Embora com alguma pressão, dois dias seriam suficientes para penetrar cerca de 400 quilómetros no interior do continente africano e efetuar um percurso de aproximadamente 1500 quilómetros.


Partimos cedo matutando no facto desta viagem poder trazer mais riscos do que todas as doenças tropicais e outras mais que singram por toda a África. Basta dizer que neste curto espaço de tempo de permanência em Angola visualizaram-se vários acidentes com consequências assinaláveis e um cadáver no meio da estrada, resultado de um atropelamento.


Seguimos pela estrada em direção a Catete, terra de nascimento de Agostinho Neto. Logo a seguir fizemos uma pequena paragem no mercado de Cassualala, uma extensa fila de bancas e de mercadores ao longo da estrada principal. Uma explosão de cores, cheiros, frutos, legumes, peixe, carne, torna agradável a visita, apesar do odor intenso e da qualidade duvidosa de alguns produtos. O peixe seco é impressionante e corrobora a desilusão do calulu desse produto.

Pequena paragem no Dondo (já província do Bengo) para visita ao CB, com a presença do respetivo comandante e comandante provincial. Quartel em risco, junto a uma ribeira, com muro de sustentação abatido. Logo a seguir a esta localidade paragem para abastecimento no cruzamento para Malanje e Huambo. Preço do combustível: gasóleo, 31 cêntimos; gasolina, 47 cêntimos, à taxa de conversão da altura (1 euro=128kw)


Continuação da viagem em direção a N’Dalatando, capital do Kwanza Norte. O famoso Morro do Binda, um desnível de cerca de 350 metros de altitude, foi transposto sem qualquer incidente (o mesmo não aconteceu com as muitas carcaças de automóveis, camiões contentores e mesmo um veiculo escolar, que repousavam definitivamente junto à berma). Visita ao quartel onde se registou a antítese (para Portugal) do bombeiro armado de kalash e a existência de uma cozinha que competiu e venceu aquele mercado podre que há vários anos visitei em Banguecoque.



Apesar de, em tempos passados, ter sido denominada cidade-jardim, atualmente é uma urbe desinteressante, com a sua cor ocre e os seus muitos edifícios arquitetura agradável, abandonados.
(continua...)

Viagem ao interior de Angola - Malanje 2

 



E lá continuamos a viagem quase sempre paralelamente à linha férrea que une Luanda a Malanje, já reconstruída após a destruição massiva da guerra civil, mas ainda sem comboios de passageiros. A utilização turística das 3 linhas férreas recentemente reconstruídas ou numa fase final de reforma (Luanda, Benguela e Moçâmedes) seria um projeto a realizar e que traria mais e importantes verbas à economia Angolana.


Parámos cerca das 13 horas, sob um embondeiro, para tomar uma frugal refeição com produtos adquiridos no dia anterior no Shoprite, supermercado pertencente a uma cadeia sul-africana e com dependências por Angola e Moçambique.


A algumas dezenas de quilómetros de Malanje chegámos à pequena vila de Cacuso. Daí enveredámos por uma estrada em direção a sul e que termina na barragem de Capanda. Poucos quilómetros depois da saída da vila deparámo-nos com uma espetacular visão: ao longe, recortadas no horizonte, as pedras negras deslumbravam.


Já lá iremos. A barragem de Capanda ainda possui uma infraestrutura de apoio aos seus técnicos e trabalhadores dimensionada para a fase de construção. Destruídas durante a guerra civil mas agora totalmente restauradas, estas instalações permitiram-nos descansar durante uma noite e jantar num refeitório com serviço buffet (situação original e assinalável num país como Angola).

Ainda nesse dia foi possível visitar a zona de Pungo Andongo, o famoso local das pedras negras. Conglomerados gigantes, glabros, de cor acinzentada, negra quando húmidas, sobressaem da vegetação verde intenso.


Um cenário de tão estranho que apetece olhar fixa e interminavelmente para a paisagem absorvendo mais um dos contrastes muito comuns neste país. A receção na pequena povoação foi calorosa, com a presença do administrador da comuna e do responsável pelo posto policial. De assinalar a presença de uma excursão de pessoal de Kwanza Norte, alguns deles médicos do hospital provincial. Aquando da nossa partida surgiram uns turistas francófonos que acamparam junto à escola da povoação, observados permanentemente por curiosas crianças, como se de um parque de campismo bem infraestruturado se tratasse.


Outras situações curiosas observadas nesse dia: a maior barragem de Angola, sobre o rio Kwanza e que une as províncias de Malange e de Kwanza Sul, e animais selvagens facilmente detetados em ambiente natural: macacos e crocodilos.

No dia seguinte, segundo dia de jornada, avançámos pelas 6:30 horas diretos a Malanje. Sob uma chuva copiosa, mesmo assim em menor quantidade que durante a noite, chegámos à terra de nascimento da Lourdes.


Cidade simpática, de dimensão adequada e, aparentemente, sem os problemas fatais que afetam Luanda. Um aeroporto abre a zona urbana. O hospital, zona central e quartel de bombeiros foram objeto de visitas.

Bombeiros razoavelmente bem equipados e excelente guarnição humana, com militares jovens. E “segue a marinha” para Kalandula.

Cascatas espetaculares. Cerca de 100 metros de altura por 400 metros de comprimento fazem desta maravilha natural uma das maiores quedas de água de África (2ª ou 3ª, segundo o tipo de fonte). No dia da nossa visita contámos com um enorme cardume de turistas vindo das mais variadas partes de Angola.
De frente para a cascata, na margem oposta ao miradouro, vingam as ruínas de uma antiga estalagem que observou certamente dias áureos há dezenas de anos atrás. O acesso a esta pousada foi cortado durante a guerra, quando uma das pontes que transpunha uma linha de água foi destruída.

A viagem terminou sem incidentes, já de noite, à porta do hotel Gelvisol, na zona verde (que de verde tem pouco) em Benfica-Sul, Luanda.