terça-feira, 4 de junho de 2013

Terminaram funções...




"Terminaram ontem, com a publicação da nova lei de bases da ANPC, funções o comando distrital de operações de socorro de Santarém. Sendo justo reconhecer o trabalho dos 3 elementos que durante vários anos mudaram para melhor a Protecção Civil Distrital, quero aqui expressar publicamente o meu agrado por ter trabalhado com eles. À Lurdes Fonseca, adjunta de comando, uma mulher a trabalhar num mundo de homens que se soube impor pelo seu trabalho. Sempre disponível soube estar sempre do lado da solução e nunca do lado do problema. Ao Rui Natário, 2º comandante, um profissional que já conhecia anteriormente dos tempos das comissões de defesa da floresta contra incêndios e que apesar de não ser bombeiro se integrou nesta área na perfeição. Homem dedicado e competente é com certeza das pessoas que mais sabe de floresta na vertente da PC em Portugal. Ao comandante Joaquim Chambel, alguém que conheço há mais de uma década, um dos melhores operacionais que Portugal tem nesta área. Contam-se pelos dedos o número de pessoas com a sua capacidade de organização, conhecimentos práticos e teóricos. É sem sombra de dúvidas uma pessoa à frente do seu tempo. Quantas não são as inovações é métodos de trabalho implementadas em Santarém que depois são copiadas por outros Distritos. Os bombeiros, os outros agentes de Protecção Civil e a população em geral devem estar agradecidas pelo seu trabalho. Numa época em que o reconhecimento do mérito é algo raro, não ficava bem com a minha consciência se não o escrevesse estas linhas. Obrigado pelo vosso trabalho e desejo-vos as maiores felicidades."

Pedro Ribeiro
Presidente da Câmara Municipal de Almeirim
4jun2013

sábado, 8 de dezembro de 2012

As ilhas do cães (e não dos canários como se pensa)

Andei a pesquisar preços e hipóteses de viagens para Tenerife. Constatei uma discrepância tremenda entre as formas de pesquisa e os valores propostos: desde muitos milhares de euros para nós os 4 (2 adultos e duas adolescentes) até... 125 euros por pessoa.

Sim!! 125 euros para cada um de nós os quatro, incluindo alojamento em apartamento, viagem (com bagagem de porão :-)) de avião a partir da cidade do Porto e viatura de aluguer. Tudo isto para 4 noites e quase 5 dias.

Viagem e viatura contratualizados através do site da Ryanair.
Aparthotel contratualizado através da agência de viagens virtual logitravel.pt

É preciso é procurar, pesquisar, insistir... E aqui vamos nós.  :-) E afinal avançámos para Tenerife.

Com partida do Porto, em voo direto da Ryanair, aterramos 2,30 horas após no aeroporto de Tenerife Sul, numa zona de aparência desértica.

O apartotel, acolhedor, junto à praia (que não existe; só costa rochosa), esperava por nós, sem receção de baratas, como dizem ser comum naquela ilha (tal como na Madeira).

Vejam o video resumo para abrir o apetite.

Por cerca de 500 euros, 4 pessoas passaram 5 dias nessa maravilhosa ilha, tendo à sua disposição várias opções: descanso, praia, piscina, caminhada, montanhismo, gastronomia, ...



terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mussulo

Sábado. Dia de descanso. E por que não um salto até à praia? Três vezes em Angola e sem nunca ter ido a Mussulo. Uma falha grave que se veio a provar mas que foi hoje colmatada.


Saímos às 9 horas do hotel, com os atrasos da praxe (que em Angola são significativamente alargados). No ancoradouro o bote com motor de 40cv dos bombeiros esperava por nós.
Fomos muito bem recebidos pelo 2º comandante dos bombeiros de Mussulo que, com a sua imensa família, também se deslocou à praia. Fizemos base no quartel e praia debaixo de um coqueiro.

Tempo agradável, sol forte e água amena foram os condimentos para um dia agradável passado nesta restinga de 35 quilómetros originada pelos sedimentos provenientes do rio cuanza.
Chegada ao embarcadouro, junto à avenida da Samba.


A visitar e desfrutar!!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Gerador do hotel em Luanda

Mais uma vez, durante várias horas, faltou a eletricidade. Foi particularmente desagradável por já não existir luz solar. Somente os telemóveis e os PC portáteis brilhavam no escuro do quarto. Aos trambolhões, desci à receção. Informaram-me que havia problema no gerador. Dirigi-me à máquina e verifiquei ser de última geração, acabadinho de montar e somente com 3000 horas de uso. Ficámos sem saber a razão do problema.


Só no dia seguinte fiquei a saber que o hotel recebera mais duas pessoas e provavelmente a sobrecarga terá sido a causa... :-)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Novos episódios em Luanda

 E não é que constatámos que estamos sozinhos no Hotel? Sem mais hóspedes. Só podia, tendo em conta o lugar recôndito onde foi implantado.


Sem água durante mais de 12 horas, verificámos também que o Hotel não está abastecido por rede elétrica nem rede de água pública. Eletricidade proveniente de gerador e água em depósito próprio abastecido por autotanques. Mas apesar de tudo é fenomenal o esforço dos funcionários para nos proporcionarem uma estadia cómoda e real.

E para terminar: entre as 00horas e as 5horas desligam o gerador pelo que água e eletricidade, nikles. Ir à casa de banho só com a luz do telemóvel...

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Crododilos aéreos

 


Um acidente de aviação ocorrido no final de Agosto na República Democrática do Congo, no qual morreram 20 pessoas, foi causado por um crocodilo que era transportado de maneira ilegal e que escapou da bagagem em que tinha sido colocado, criando pânico no interior da aeronave.

O avião, que partiu de Kinshasa (capital) e se dirigia para a cidade de Bandundu, caiu em cima de uma casa desabitada, pouco antes de chegar ao seu destino.
A ausência de problemas mecânicos intrigou os responsáveis que estavam a investigar as causas da queda do avião no dia 25 de Agosto.
Agora, segundo o jornal britânico “Telegraph”, o inquérito da investigação e o testemunho do único sobrevivente do acidente revelaram que o pânico causado pelo crocodilo foi a causa da queda.
O crocodilo tinha sido escondido dentro do avião numa bolsa desportiva por um passageiro que planeava vendê-lo.
Ao escapar, provocou uma correria em direção à cabine, fazendo os pilotos perderem o controlo da aeronave. O Turbolet Let L-410, de fabrico checo, desestabilizou-se “apesar dos esforços desesperados do piloto”, diz o inquérito.
O crocodilo sobreviveu à queda, mas foi morto logo em seguida com uma machadada na cabeça, ainda segundo o relato.