sábado, 3 de julho de 2021

Dia 1 - 2jul2021 - sexta - Ponte de Lima - Rubiães - 18km

Saída as 7h. O sol já despontou. Acordar com o pessoal da construção civil que se reunía no  largo da igreja de Santa Cruz do Lima. O autocarro da carreira, da auto viação Cura, apareceu 10mn depois da hora indicada. 2euros para fazer 15km, no velho autocarro escolar, que durante todo o percurso se queixou de dores  no motor, com o condutor a candidatar-se a piloto de F1. No final da viagem pela sinuosa N203 que, felizmente, já não acolhe carroças com duplas juntas de bois, chegámos a Ponte de Lima. 
Tempo fresco com um capacete de nevoeiro que impedia de vislumbrar as verdejantes paisagens minhotas.
8h da manhã. Início do troço do Caminho, bem delineado e assinalado, primeiro pelas zonas mais planas do Vale do Lima, e depois encosta acima. 
Na zona de Labruja ultrapassei uma velhota a caminho dos seus campos. 
-Bom dia. Há alguma café perto - questionei, para meter conversa mas também necessitado de cafeína.

-Buon dia Sinhor. Vai para Santiago?
- Sim, respondi sorridente.
- Sabe que também já la fui. Mas de camioneta. Isto na minha idade já não é para andar muito.
Café da aldeia. Casa Nunes. Daquelas lojas em que temos de perguntar o preço duas vezes pensansando que a simpática e prestável proprietária se tinha enganado a meu favor.
- Sabe, antes eram 50 peregrinos por dia. Agora 4 ou 5. Isto do bicho nunca mais pára, sobe e desce, vem e vai, efere a proprietária oferecendo mais um carimbo para a minha caderneta, justificando a adaptação comercial às circunstâncias.
Este café foi o último oásis: subida de mais de 300 metros em cerca se 4km, passando por zonas densamente florestadas com pinheiro, e zonas de grande densidade de invasoras, acácia e háquea. 
Chegada a Rubiães com pingos de chuva mais grossos, mas ainda sem necessidade de usar o poncho. 
Término no dia num albergue privado de Rubiães numa confraternização internacional: Portugal, Brasil, Espanha, Suíça e Alemanha. 
Giro, giro foi assistir ao jogo do europeu 2020 entre Espanha e Suíça, com a torcida feminina Suíça mais aguerrida que a espanhola. 😄 
Caminha às 20 horas. 🙃

4 comentários: