domingo, 2 de outubro de 2011

Pelo Norte de Itália

 


Próxima viagem: norte de Itália. Milão, Lago Garda e Veneza. 9 a 12 de Junho de 2011.



Lisboa - Milão (Malpensa)
Milão
Milão - Sirmione
Lago de Garda
Sirmione - Veneza
Veneza - Sirmione
Sirmione - Milão
Milão
Milão (Malpensa) - Lisboa

TAP e EasyJet


Lago de Garda. Isto promete.




O Lago de Garda (em italiano: Lago di Garda), chamado também Benaco , é o maior lago da Itália e localiza-se no norte do país entre as regiões de Lombardia (província de Bréscia), Vêneto (província de Verona) e Trentino-Alto Adige (província de Trento). Estende-se por uma área de cerca de 370 km² a uma altitude de 65 metros sobre o nível do mar. O lago possui cinco ilhas.

in Wikipedia


Hotel  http://www.santa-giulia.it/


E foi um passeio memorável. Muito concentrado, num fim de semana prolongado, visitámos o eixo Milão - Veneza.


Voamos para Milão, pernoitámos no Lago di Garda (junto a Sirmione) e aproveitámos para ver as maravilhas naturais e culturais de Verona e Veneza.

O Lago di Garda e os outros lagos próximos merecem vários dias para os percorrer, de carro, bicicleta e a pé. Paisagens magníficas.



As terceiras primeiras impressões

Na sala de desembarque, onde confluíram os 300 passageiros do B777, um elemento do serviço de estrangeiros e fronteiras de Angola apresentava uma folha A4, manuscrita, com um ilegível e apagado nome do formador. Fomos rapidamente encaminhados por ele para o guiché VIP e, segundos depois, estávamos no exterior do aeroporto.



 
À nossa espera no aeroporto 4 de Fevereiro estavam o Vítor e o Ganda, que nos trouxeram ao hotel. O oficial de ligação do MAI também teve a amabilidade de estar presente na chegada.

Desta vez acertou-se em cheio no alojamento: Hotel Celeste.


Um empreendimento turístico da responsabilidade da Polícia Nacional de Angola, deixa de rastos todos os hotéis onde fiquei nos anos anteriores. Internet sem fios, bom restaurante, piscina (minúscula mas com água em condições), quartos razoáveis (embora com pequenas janelas a 3,5 metros de altura e que dão para uma movimentadíssima rua de Luanda). E o facto de estar inserido num bairro residencial da polícia, transmite-lhe uma certa segurança.


Contrariamente ao previsto, tudo está a decorrer como planeado até ao momento e as novidades têm sido todas positivas. Só um "senão": afinal no dia 17 não é feriado. :-)

Viagem aérea Porto-Luanda TAAG

 Transporte Aéreos Angolanos - TAAG

Boeing 777 - 200 ER

3 classes (claro que viajámos na confinada turística)


Bom serviço a bordo: comida e tecnologia. Neste ultimo caso é de destacar um sistema de entretenimento individual (filmes, jogos, rota permanente 3D, música, TV).



(só não percebi o porquê das luzes de cabine policromáticas e gritantes que, ostensivamente banhavam o ambiente de azul metálico e laranja "pôr-do-sol").

Rota: Lisboa, Porto, Meia Via, Faro, Casablanca, Marraquexe, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Ghana, Togo, Benin, São Tomé e Príncipe, Luanda.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Marrocos central IV

 E finalmente o Atlas e as portas do deserto.


Na impossibilidade de utilização de um transporte público para atingir e visitar no mesmo dia Ouarzazate http://goo.gl/maps/Y5dd, optei por contratualizar uma viagem numa agência http://www.imzi-tours-travel.com/sejour-au-maroc.html. Iniciei o contacto a partir de Portugal. Quando cheguei ao balcão, já em Marrocos, perguntei pelo senhor X. E não é que o senhor X da troca de correio eletrónico era uma bela moçoila marroquina, digna da companhia de Sílvio BerlusconiGafe!!!!

O passeio foi agradável, percorrendo as estradas serpenteantes do Alto Atlas. Aldeias camufladas nas encostas atraiam as máquinas fotográficas dos turistas ávidos de exotismo. Um motorista razoavelmente cuidadoso, transportou uma miscelânea internacional de turistas: 3 portugueses, 1 brasileiro, 1suíça, 1 venezuelano, 1 francesa, 1 espanhola.

Impressionante as matizes dos horizontes sobrepostosÓtimo local para estudantes e professores de geologia.

Ouarzazate é uma nova cidade insípidacaracterizada pela acumulação de estúdios de cinema, locais onde foram rodados filmes como o Gladiador e Astérix e a Cleópatra.

Kashba de Aït-Ben-Haddou http://goo.gl/maps/eWVW não deixa de ser interessante, embora a carga turística deturpe o cenário.

Um tajine de frango, bem temperado com especiarias e limão, e algo mais, foi responsável por uma quase intoxicação de caixão-à-cova. Último evento assinalável antes de regressar à cidade do Porto, através do mercado ambulante denominado Ryanair.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Marrocos central I

E no dia 13 de Janeiro lá segui para Marraquexe. Comboio até ao Porto e depois metro direto para as instalações do Aeroporto (uma comodidade que Lisboa não tem nem provavelmente nunca terá).

Só uma nota: a viagem Porto-Marraquexe demora menos tempo que o percurso de comboio Porto-Entroncamento (mesmo num comboio rápido) e custa poucas dezenas de euros mais (e bem pesquisado até pode ser mais barata)!!!


Chegada a Marraquexe durante tarde. Calor e Sol a distribuir por todos os turistas no norte da Europa ávidos por umas radiações UV aconchegadoras.
Plano definido e cumprido: primeiro dia, de chegada, serviu para ambientação e recordação dos ex-líbris da cidade; segundo dia, visita a Agadir, aproveitando a viagem para apreciar a variabilidade da paisagem, orografia e vegetação; terceiro dia, perdi-me pelos meandros da Medina de Essaouira, antiga Mogador; quarto e penúltimo dia, percurso até Ouarzazate, passando pelo Alto Atlas e AIT Benadour; último dia para preparação do regresso porque o avião partiu no início da tarde.

Marrocos central II

 




Agadir é sem dúvida a cidade mais europeia de Marrocos, principalmente na faixa junto ao mar. Após um forte sismo que a arrasou em 1960, houve oportunidade para se efetuarem todas as possíveis asneiras urbanísticas.




De qualquer forma, passar pela praia num dia de Janeiro, com cerca de 28-30ºC, a cerca de 1000km a sul de Lisboa, não é de desprezar.
Quem quiser aceder ao genuíno Marrocos, fuja desta cidade. O mesmo não direi aos amadores da praia em meses de Inverno.
A viagem de Marraquexe fez-se em cerca de 3 horas num autocarro da SupraTours, uma empresa subsidiária dos Caminhos de Ferro Marroquinos, por aproximadamente 7 euros.

Marrocos central III

 



No terceiro dia avancei para aquilo que pensei ser a Nazaré de Marrocos. Essaouira, Mas não, como poderão ver pelas seguintes fotos.








Uma cidade muito agradável que mantém uma interessante harmonia entre o porto e a zona urbana cercada por muralhas de várias épocas históricas. As ilhas de Mogador e vizinhas estão sempre presentes em qualquer visita pelo limite costeiro da cidade. O local ideal para se adquirirem recordações, particularmente o artesanato em madeira de Tuya e outras espécies. Apreciem a luz do final do dia sentados numa das esplanadas da praça principal. Relaxante.






A camioneta de Marraquexe é também o meio mais acessível (tempo e custo) para chegar a esta cidade costeira a menos de 200km de distância.